top of page

“ANDAR NA FACULDADE NÃO É SÓ ESTUDAR”


A frequentar Xº ano do Curso de Licenciatura em filosofia na universidade Eduardo Mondlhane, Armando Alexandre Chauque explica que “andar na Faculdade não é só estudar, é também o companheirismo, fazer novas amizades, acompanhar o percurso dos nossos colegas, ver que estamos a chegar ao fim de uma etapa que nos vai proporcionar o início de outra”

Em resumo: “vida académica, são os melhores anos da nossa vida, não duvidem…”, admite.


Quais foram as principais diferenças que notaste entre o Secundário e o Superior?

-As diferenças que notei foram várias. O grau de exigência aumentou com a minha entrada no Ensino Superior, senti que tinha entrado num Mundo diferente, é outro estatuto! Enquanto que no Ensino Secundário tínhamos a oportunidade de fazer um teste de recuperação, ou então subir a nossa nota com o bom comportamento, na Faculdade não. No entanto, antes de entrar na Faculdade, tinha ideia que era ‘um bicho de sete cabeças’, em que entrávamos na sala de aula, o professor debitava a matéria e quem ouviu e apanhou tudo bem, quem não ouviu, ouvisse! Todavia, com o decorrer da primeira semana, percebi que era completamente o contrário. Os professores dão-nos apoio, se não percebemos algum exercício repetem-no, aí percebi que a Faculdade não é um terror, mas sim uma mais-valia para os alunos, tanto a nível profissional como pessoal.

Com a entrada na Universidade, a maturidade, a responsabilidade, o trabalho, a motivação e a dedicação aumentam pois estamos ali por opção própria e vemos no nosso esforço o início de um grande futuro.


Um Curso Superior é um investimento para a vida, mesmo que exija alguns sacrifícios humanos e materiais, sobretudo em tempos de crise. Fala-me um pouco da tua experiência…

-A meu ver, fazer o que se gosta é um ponto positivo na nossa vida, mesmo que isto não implique frequentar a Universidade. É evidente que, com a conjuntura atual do nosso país e do mundo, tudo se torna mais complicado, principalmente para aqueles que possuem menos qualificações, por isso, sobretudo hoje em dia, acho que frequentar o Ensino Superior é sem dúvida alguma um investimento para a vida. Existem sacrifícios que têm de ser feitos, mas temos de os encarar com otimismo e ver nos nossos sacrifícios uma abertura para um futuro melhor.


Que conselho dás a todos os que querem seguir os estudos superiores na tua área mas estão indecisos?

-O conselho que dou é para nunca desistirem dos vossos sonhos, para lutarem e terem ambição num futuro melhor, pois com trabalho e esforço tudo é possível e assim conseguimos ultrapassar todos os obstáculos que nos aparecem. Se têm a certeza do que querem fazer a médio longo prazo, avancem, não esperem que as coisas caiam do céu, frequentem a área de ensino que vos causa entusiasmo. O importante é fazermos aquilo que gostamos, agarrar as oportunidades que nos aparecem à frente é fulcral, mas para tudo é preciso força de vontade, pois futuramente iremos lutar por um posto de trabalho no mercado e ‘aquela oportunidade’ que me apareceu e eu desperdicei, podia ser decisiva.Andar na Faculdade não é só estudar, é também o companheirismo, fazer novas amizades, acompanhar o percurso dos nossos colegas, ver que estamos a chegar ao fim de uma etapa que nos vai proporcionar o início de outra. Vida académica, são os melhores anos da nossa vida, não duvidem…


Se pudesses voltar atrás, tinhas escolhido o mesmo curso? Porquê?

-Sim, sempre! O curso de filosofia sempre me causou muito interesse. Não me arrependo de o ter escolhido. Para mim, é fundamental estar naquilo que gosto.


{foto: cedida pelo entrevistado}



Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page