Município da Beira paga 13° na totalidade a todos os funcionários: Daviz Simango diz que não se trat
Daviz Simango diz que não se trata de uma afronta mas de uma questão de gestão.
O Conselho Municipal da Beira pagou, ontem, na totalidade, o 13º salário a todos os seus 2.600 funcionários, incluindo 45 membros da Assembleia Municipal, contrariando, desta forma, o anúncio feito esta semana pelo ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, de que todos os funcionários públicos receberiam apenas 50% do ordenado. O facto foi anunciado pelo próprio presidente, Daviz Simango, numa conferência de imprensa convocada para o efeito.
“Aos funcionários do Conselho Municipal, que é o nosso orgulho, temos razões suficientes para dizer que é momento de festas. Que passem bem! E é por esta razão que nós entendemos que todos aqueles que são funcionários do Conselho Municipal merecem ter mais um salário, que é o 13°. É um salário de férias. É um salário para as festas. Tudo está nas contas das pessoas, portanto, se cada um de nós for à sua conta a esta hora, terá o seu dinheiro a chover”, disse Simango.
O edil da Beira afirmou ainda que não se trata de uma afronta ao Governo mas de uma questão de gestão. “Estamos conscientes da situação que o país atravessa, e entendemos que os trabalhadores merecem um certo tratamento. Por isso, tivemos o cuidado de fazer o devido aprovisionamento, de modo que, ao chegarmos a esta altura, tivéssemos valores para dar essa satisfação. Portanto, foi uma questão de gestão, uma questão de pensar no outrem para resolvermos os problemas dos trabalhadores”, argumentou.